segunda-feira, 30 de novembro de 2020

O Pogona ou Dragão- barbudo. Quais informações você precisa ter para criá-lo?

 

O Pogona ou Dragão- barbudo. Quais informações você precisa ter para criá-lo?




O Pogona, ou dragão-barbudo, é um dos répteis mais queridinhos de se criar. É dócil e ativo, interage muito com o proprietário, e está à venda em diversas cores, que também o tornam muito bonito.

Se o Pogono é um mistério para você, não se preocupe. Nós vamos deixar claro a partir de agora:

·         Como deve ser o Terrário

·         Qual a temperatura e umidade ideal

·         Alimentação

·         Cuidados que você deve tomar

·         Pogona no Brasil

 

 

Como deve ser o Terrário



Certificar-se de que o viveiro esteja rigorosamente nas indicações natural dele, é a única forma de ter uma pogona saudável.

Qualquer pequena alteração na temperatura ou umidade afetará a saúde do dragão barbudo, levando a patologias que geralmente são crônicas e de evolução lenta. O material do viveiro que cobre o fundo, pode ser variado.

Você pode usar areia de cálcio ou, melhor ainda, sabugo de milho, sendo necessário trocar o fundo uma vez por semana, mas retirando as fezes à medida que vão surgindo. O viveiro deve estar muito bem ventilado, uma excelente forma de conseguir boas circulação de ar é ter orifícios na parte superior e inferior.

Você pode prejudicar a saúde do Pogona, se não tiver uma ventilação correta. Portanto, se for usar aquário procure deixar bem ventilado.

Qual a temperatura e umidade ideal

A base da saúde de Pogona são a temperatura e a umidade. É absolutamente recomendável adquirir um termômetro e um higrômetro para monitorar a temperatura e a umidade dentro do viveiro. Para ter um viveiro ideal, deve ter um lado quente e um lado mais frio.

Durante o dia o gradiente de temperatura entre um lado e o outro deve ser de 28 ° a 32 ° C. Durante a noite a temperatura pode cair para 25 a 28 ° C.

A umidade, por outro lado, deve ser mantida em torno de 30% a 40%. É bom dar 12 horas de luz e 12 horas de escuro. A luz de aquecimento deve ser protegida ou posicionada de forma que os dragões não possam alcançá-la fisicamente.

Pogonas precisa de uma fonte de luz UVA / UVB. Neste sentido aconselhamos a instalação de lâmpadas especificas para répteis. Existe vários tipos de lâmpadas de UVA/UVB, mas para os Pogonas o ideal é lâmpadas UVA/UVB 8.0 ou 10.0

A instalação das lâmpadas deve ser direcionada com que a luz seja incidida nele, porque o vidro ou acrílico impedem a transmissão dos ultravioletas e troque as lâmpadas em a cada 6 meses, pois estas lâmpadas com o tempo vão perdendo seus efeitos de UV-B’S.

Uma vez a cada 15-20 dias você pode mergulhar a pogona em uma tigela rasa de água (máximo de 2 cm de água) e deixá-la de molho (sempre sob controle visual!) Por 10 minutos.

 

 

Alimentação


Nos primeiros meses de vida a Pogona se alimenta de 80% de inseto e 20% de frutas e vegetais:

Insetos:

·         Grilos

·         Baratas

·         Gafanhotos

·         Bichos-da-seda

Frutas e Vegetais

As frutas são bastante importantes para equilibrar a dieta, são elas:

·         Figos

·         Kiwi

·         Mamão papaia

·         Melão

·         Maçã

·         Pêra

·         Pêssego

·         Uvas

·         Banana

Não podemos esquecer dos vegetais:

·         Couve

·         Ervilha

·         Feijão verde

·         Pepino

·         Cenoura

·         Batata Doce

Um espécime jovem é capaz de comer de 25 a 40 grilos por dia e mais vegetais.

Como adultos, chegaremos a ter uma porcentagem completamente invertida, ou seja, 80% de frutas e vegetais e 20% de vários insetos. O cálcio é muito importante para o seu desenvolvimento, por isso borrifar os insetos com suplementos e vitamina num período de 3 a 5 vezes por semana, seria uma boa medida.

 A administração de vitaminas e cálcio, deve ser feita colocando o inseto em um saco com as vitaminas e cálcio em pó. Feche o saco e sacuda, para que os insetos sejam polvilhados com a vitamina e cálcio.

Não é recomendado deixar grilos no terrário por longos períodos porque depois de algum tempo eles tendem a picar o próprio dragão barbudo, além de criar um ambiente insalubre ao morrer.

 Os grilos devem ser mantidos em uma caixa limpa e arejada, com ração de cachorro, gato e laranja. Dessa forma, serão mais nutritivos para o próprio réptil.

A caixa também deve ser limpa diariamente para evitar que a laranja mofe ou estrague.

Alimentos que devem ser evitados.

Alface e repolho devem ser evitados, porque contém uma grande quantidade de água, apenas deverá ser oferecido quando estiver com problema de prisão de ventre.

Nunca ofereça inseto direto da natureza, porque estes insetos podem estar em contato com pesticidas

Não alimente seu Pogona com baratas de Madagascar, porque eles têm uma casca dura e resistente, que pode causar problemas.

Cuidados que você deve tomar

É aconselhável fazer um check-up, uma vez por ano, como uma análise de fezes. Você também deve prestar atenção em alguns sintomas, tais como:

·         Respiração pela boca aberta

·         Tremores

·         Anorexia

·         Imobilidade

·         Inchaço localizado nas pernas.

Uma vez por mês o dragão muda, isto é, muda de pele. Você verá a pele de seu Pogona se tornando opaca e clara. Durante a mudança de pele é bom dar um banho nele com água morna para facilitar a retirada da pele. Certifique-se de que não se formam resíduos nos dedos.

 

 

Tempo de vida Pogona

No meio ambiente eles tem uma esperança de vida em torno de 3-5 anos. Todavia, em cativeiro a expectativa de vida aumenta para 7-10 anos.

Eles se tornam adulto em torno de 1 e meio, se dividindo em:

·         Filhote: 0-2 meses

·         Juvenis: 2-7 meses

·         Sub Adultos: 7-18 meses

·         Adulto: 18 para cima

Pogona no Brasil

Hoje em dia é muito comum ver pessoas criando como pet, lembre-se de procurar criadores licenciados pelo Ibama.

Procure saber também se seu Estado autoriza a criatórios de Pogona, pois em alguns estados não são permitidos. E não se esqueça da documentação de posse do pet.

Se você gostou de conhecer sobre animais exóticos. Criamos mais post sobre esse tema abaixo.

Foi publicado primeiro em: O Pogona ou Dragão- barbudo. Quais informações você precisa ter para criá-lo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário