segunda-feira, 30 de novembro de 2020

O que é Piton Real

 

O que é Piton Real

Piton Real é uma das cobras mais populares em lojas de Pets Shop. Seu tamanho varia em torno de 130-150 cm tornando um animal muito fácil para criar até mesmo para iniciantes sem falar, de sua beleza notável e de caráter dócil.


O píton real vem do centro-oeste da África, onde levam uma vida subindo em árvores durante a noite e se escondendo em arbustos ou cavando no subsolo durante o dia.

Sua dieta na natureza inclui vários tipos de roedores africanos, como gerbilo africanos e ratos espinhosos.

O Terrário

·         Píton reais jovens de até 300 g podem viver em caixas de 40x20x20

·         Sub-adulto de até 1000 g em caixas de 60x40x30

Adulto com mais de 1 kg em caixas de 80x60x30


Como substrato, você pode usar um tapete de grama sintética ou jornais. Enquanto areia, turfa ou casca de árvore não são recomendadas porque são difíceis de lavar e porque favorecem infecções de pele e constipação.

Deve ser disponibilizada uma tigela grande, para que o animal possa mergulhar totalmente, o que permite que os níveis de umidade sejam mantidos em torno de 60%.

Também é obrigatório oferecer pelo menos dois esconderijos, um na zona quente de 31 °C a 35 °C. E outro na zona fria que variar entre 27-29 ° C, para permitir que ele se esconda.

O aquecimento do terrário pode ser obtido por uma lâmpada de cerâmica associada em alguns casos, das esteiras de aquecimento que nunca devem entrar em contacto com a cobra. A lâmpada também deve ser devidamente protegida com uma rede para evitar o contato direto com a cobra.

Dieta

A dieta da piton real é baseada principalmente em camundongos e ratos de acordo com diferentes cronogramas:

  • Pítons jovens devem ser alimentados a cada 7-10 dias;
  • Os animais adultos podem ser alimentados a cada 2-3 semanas. Como as cobras comem suas presas inteiras, os suplementos vitamínicos são desnecessários.

Recomendamos presas descongeladas para a segurança das cobras.

Comprar animais abatidos para sua alimentação, pode ser uma boa ideia, mas tenha cuidados, pois as vezes a cobra erra o alvo e pode acertar sua mão. Para evitar acidente use pinças longas.

As doenças

 

Doenças acima de tudo, não é um problema só da cobra em si, mas para humanos também. Animais selvagem são portadores de diversos patógenas. Foi descoberto que répteis carregam cepas de salmonela e vírus do Nilo Ocidental.

Nos Estados Unidos teve um surto de salmonela no ano de 2017 originada da piton real. Por estes motivos, é aconselhado que criança com menos de cinco anos não tenha contato com elas.

As doenças mais comuns são representadas por disecdisi, ácaros, parasitas intestinais e estomatite. Disecdisi (do grego disecdysis) é uma alteração patológica da muda do réptil, que está incompleta.

Os ácaros são pequenos artrópodes vermelhos ou pretos que podem ser notados mesmo a olho nu e causam muita coceira que tende a estressar muito a piton real

Uma cobra infestada costuma passar muitas horas imersa na tigela na tentativa de “afogar” esses insetos.

Em espécimes afetados por fragmentos de pele, permanecem presos aos membros da cauda ou na superfície dos olhos.

Para evitar esta situação, é aconselhável manter sempre a caixa limpa e evitar alimentar os pítons com presas selvagens. As cobras desse gênero são frequentemente afetadas pela inflamação da mucosa oral devido ao manejo alimentar inadequado, que é definido como estomatite. Por não comer corretamente, a piton real podem sofrer de caquexia, que pode predispor a doenças metabólicas.

Manejo




Em geral elas são muitos dóceis, mas é sempre bom manejar com cuidado e não fazer movimentos bruscos. Comece com uma mão pela cabeça e a outra mão pela cauda.

A piton real morde?

Todas as cobram mordem quando se sente ameaçada, estressada ou sente cheiro de comida. Normalmente, os filhotes mordem mais, por serem ainda muito tímidos, todavia isso se resolve a medida com que elas crescem.

Quanto tempo elas vivem?

Elas podem chegar a viver mais de 20 anos se forem bem tratadas e alimentadas em seu cativeiro. E procure fazer um check-up regularmente em seu veterinário de confiança.

 

O que você achou do conteúdo? Conseguimos te ajudar a entender melhor sobre a piton real? Deixe seu comentário ou entre em contato conosco que vamos te ajudar ainda mais a conhecer mais sobre animais exóticos

Publicado Primeiro em: O que é Píton Real

So Estima Animais de Estimação



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário