terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Sinais de linfoma em cães - Animais de Estimação

O linfoma é um dos tipos mais comuns de câncer encontrados em cães, portanto têm uma parcela de 10 a 20% dos casos de câncer canino. É um câncer dos linfócitos, um tipo de glóbulo branco associado ao sistema imunológico.

A princípio, o linfoma pode pegar em qualquer órgão do corpo, mas é mais comum em locais da parte do sistema imunológico, como linfonodos, baço, fígado e medula óssea. São conhecidos mais de 30 tipos de linfoma canino e seus sintomas podem variar.

Sintomas do linfoma

Os sintomas mais comuns do câncer de linfoma em cães são:

  • Linfonodos inchados ou aumentados, especialmente no pescoço, na parte posterior da mandíbula e atrás dos joelhos
  • Perda de apetite
  • Letargia: perda temporária ou completa da sensibilidade e do movimento, levando a um estado mórbido.
  • Perda de peso
  • Aumento da sede e da urina
  • Febre
  • Dificuldade para respirar

Diagnosticando Linfoma

linfoma-em-caes-diagnosticando

Geralmente, o linfoma é diagnosticado com uma biópsia, exames de sangues e outros exames laboratoriais, como um exame de urina, para verificar se os órgãos estão funcionando corretamente. Uma biópsia pode envolver a retirada de tecido, da área afetada para examiná-lo em busca de células cancerígenas, ou a extração de células diretamente de um linfonodo, com uma agulha e examinado sob um microscópio.

O linfoma canino é tecnicamente incurável

Como perceber os Gânglios linfáticos nos cães

Na verdade, os gânglios linfáticos os cães são de fácil de palpar, São eles:

  • Gânglios linfáticos mandibulares: Assim, eles podem ser palpados tanto do lado direito, como no lado esquerdo da mandíbula.
  • Gânglios linfáticos pré-escapulares: Assim, eles podem ser palpados na entrada do peito bilateral.
  • Gânglios linfáticos poplíteos: Assim, podem ser palpados atrás do joelho, esquerdo e direito.

Ao perceber os Gânglios linfáticos, deve consultar o veterinário, porque ele vai saber com mais precisão, o melhor tratamento.

Prognóstico para cães com linfoma

linfoma-em-caes-prognosticos

Logo, o tratamento precoce do linfoma pode aumentar o tempo de vida de um cão. Bem como, fazer com que o câncer fique em remissão parcial ou por remissão completa por um longo período. Dessa forma, uma remissão parcial quer dizer que o câncer encolheu pelo menos em 50%. Remissão completa é quando o câncer não tem sinais de atividade, mas não é concluído como cura.

Acima de tudo, quando o linfoma de um cão entra em remissão, ele definitivamente vai voltar em algum momento. As células cancerígenas do linfoma, com o passar do tempo, desenvolvem mais resistência à quimioterapia. Infelizmente o linfoma canino é tecnicamente incurável.

Atualmente, 40% e 45% dos cães com linfoma, vivem em torno de um ano. Todavia, menos de 20% dos cães com esse tipo de câncer vivem por dois anos, depois de serem encontrados. O cão que não faz o tratamento de câncer linfoma, tem uma expectativa de vida de quatro a seis semanas.

Tratamento de linfoma

linfoma-em-caes-tratamento

De antemão, os cães com linfoma vão precisar procurar um especialista em câncer, chamado oncologista veterinário. Primeiramente, com base no estágio e na agressividade do câncer, o oncologista veterinário vai fazer o tratamento. De certo, o melhor tratamento é a quimioterapia para o câncer de linfoma de cães. Por outro lado, um mixer de tratamentos pode ser indicado em alguns casos, como quimioterapia, cirurgia e radioterapia.

Quimioterapia

Os medicamentos quimioterápicos, são aplicados em uma veia para matar as células cancerígenas e impedir que elas se multipliquem. Em sua maioria, o cão suporta bem esses medicamentos, mas em alguns casos existem, efeitos colaterais parecidos como dos humanos, como náusea, vômito, falta de apetite, diarreia e queda de pelos.

Cirurgia

Se o câncer ainda estiver localizado, os linfonodos afetados ou outros tumores podem ser removidos cirurgicamente.

Radioterapia

A radioterapia é um tratamento no qual utiliza raios gama na área do linfoma como um meio de interromper as células cancerígenas.

A radioterapia é indolor para os cães, por outro lado eles podem apresentar irritação na área atingida. Além do mais, podem receitar remédios que tem como objetivo eliminar a coceira, ou eles podem usar um cone para evitar arranhões e agravamento da pele, sem os usos destes tratamentos pode ser muito prejudicial para ele.

linfoma-em-caes-cones

Cuidados de fim de vida

Enfrentar o linfoma de cães é muito difícil para os donos, pois nossos cães são como um membro da família e seu sofrimento causa muitas tristezas. Todavia, se seu cão possuir linfoma, tenha fé, e projete em Deus, para guiá-lo com calma até o final da sua vida e minimizar o desconforto e angústia.

Como saber se o seu cão está com dor

A princípio, os cães nem sempre expõem suas dores choramingando. Por outro lado, eles podem agir isoladamente, preguiçosos e distantes, não se empolgar mais nas coisas que gostam de fazer, como brincadeiras e comida. Quando seu cão está sofrendo, ele pode parar de comer e beber por completo ou ser muito exigente com a comida. Estar ofegante excessivamente, é sinal de sofrimento também.

Eutanásia

Diante disso a eutanásia é uma forma indolor e harmônica de acabar com a angústia do seu cão. E pode se tornar a escolha mais humana que um pai ou mãe pode fazer para um animal de estimação que sofre de uma doença incurável e debilitante como o linfoma. Acima de tudo, animais sacrificados não têm ideia de que estão morrendo. O procedimento é similar como uma anestesia geral e leva alguns segundos, em torno de 10 a 20 segundos

Lei Eutanásia em Cachorro

A Resolução nº 1000, de 11 de maio de 2012, do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) dispõe sobre procedimentos e métodos de eutanásia em animais:

“Art. 3º A eutanásia pode ser indicada nas situações em que: I – o bem-estar do animal estiver comprometido de forma irreversível, sendo um meio de eliminar a dor ou o sofrimento dos animais, os quais não podem ser controlados por meio de analgésicos, de sedativos ou de outros tratamentos; II – o animal constituir ameaça à saúde pública […]”.

Sacrificar Cachorro no Brasil

Dessa forma, o CFMV exige vários princípios a serem efetuados a eutanásia em cachorro. Em suma, tem como obrigação a participação de um veterinário durante o processo, segundo o Artigo 4° exige algumas exigências:

  • Elevado grau de respeito aos animais
  • Ausência ou redução máxima de desconforto e dor nos animais
  • Busca da inconsciência imediata seguida de morte
  • Ausência ou redução máxima do medo e da ansiedade
  • Segurança e irreversibilidade

Fontes: Conselho Federal de Medicina Veterinária

The post Sinais de linfoma em cães appeared first on So Estima.



Nenhum comentário:

Postar um comentário